domingo, 11 de setembro de 2011

Jornalista lança site sobre imigração alemã no Brasil

Ao completar dez anos de pesquisas sobre imigração alemã no sul do Brasil, o jornalista e escritor Felipe Kuhn Braun, lança um site voltado para a preservação da história teuto-brasileira: www.imigracaoalema.com No site serão publicadas aproximadamente mil imagens, do acervo de 18.600 fotografias antigas, organizado pelo autor durante esses dez anos.



No site também há um espaço para publicação de documentos, como assinaturas, brasões, manuscritos, cartas, diários e autobiografias escritas por imigrantes. Além de documentos civis e eclesiásticos, passaportes, cópias de jornais, revistas e propagandas da época.



Braun também selecionou fotografias feitas de lápides antigas, de imigrantes e seus descendentes, fotografadas em mais de 40 cemitérios do Vale dos Sinos, Vale do Caí, Vale do Paranhama, Vale do Taquari e da Região das Hortênsias. São imagens que registram não só os nomes e as datas, tão utilizadas nas genealogias, como também registram a arte cemiterial, as esculturas antigas, carregadas de um simbolismo praticamente desconhecido nos dias atuais.



No site também estão as resenhas e capas dos três livros escritos pelo autor desde 2010. Há uma lista com os sobrenomes das famílias pesquisadas por Braun, que resultaram em um banco de dados de 350 mil nomes e a ancestralidade de algumas famílias, documentadas na Alemanha até os séculos XI, XII e XIII.



Nenhum comentário:

Postar um comentário